quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Consultoria on-line: - Auto Conhecimento para o Sucesso pessoal, familiar, social e profissional

Você deseja alcançar o sucesso?

Que pergunta mais sem significado, claro que cada um de nós desejamos alcançar o sucesso, mas, o que é o sucesso?

Muitos confundem sucesso com felicidade, outros confundem sucesso com dinheiro e outros definem sucesso pelo poder alcançado.

De certa forma, todas as idéias acima tem um pouco de verdade, mas, não são a verdade plena sobre o sucesso e sim apenas um relance do que podemos entender sobre essa palavra tão almejada.




Sucesso é um tema que iremos abordar em outra matéria mais detalhadamente, hoje estaremos falando de uma situação que você precisa estar amadurecido para atingir o sucesso, ou seja, se Auto Conhecer.

Durante minha vida profissional, conheci pessoas diversas, cada uma com sua particularidade, com seus defeitos e suas qualidades, mas, será que eu consigo enxergar quem eu sou tão bem quanto eu consigo "rotular" as pessoas ao meu redor?

Claro que não, é muito mais fácil procurar os defeitos de alguém do que enxergar os meus. Quanto enxergar as qualidades eu também tenho dificuldade em enxergar a dos outros e facilidade em enxergar, "exageradamente" na maioria dos casos, as minhas.

Mas, o que irá fazer você se desenvolver, conhecer suas deficiências e melhorá-las ou suas qualidades e se achar melhor que os outros?

Por isso, é tão difícil nos enxergar completamente, nota-se que você e eu até sabemos o que precisamos mudar, mas, preferimos olhar o que os outros precisam mudar, ou seja, é muito mais fácil enxergar "o tronco" no olho da pessoa ao meu lado do que tirar "o cisco" do meu próprio olho.

Por causa disso, ciêntistas na América do Norte, há mais de 40 anos estão pesquisando como criar um método ciêntífico para ajudar as pessoas a se Auto Conhecerem. Tive o privilégio de realizar esse programa com o Grupo Apse Internacional atráves de uma empresa ao qual trabalhei. O Programa chama-se PROAUTO e através de um "simples" formulário que você preenche em 5 ou 10 minutos, lhe entregam um relatório surpreendente sobre você, seu modo de ser e o que fazer para se desenvolver em todas às areas descritas acima no título.

Quero informar, que não estou ganhando nada pelo marketing e sim estou divulgando essa empresa e o método deles, pois, me ajudou muito nesse quesito.

Muitas empresas e colaboradores estão se beneficiando com esse trabalho e conseguindo se destacar sobre seus concorrentes.

Muito bem, você pode se perguntar:

- Eu não tenho como fazer esse trabalho, pois, não tenho recursos ou minha empresa não está interessada, como faço para me Auto Conhecer?

Certo, vamos então ter muito mais trabalho, principalmente você, mas estaremos lhe transmitindo ferramentas para você se conhecer e desenvolver suas potêncialidades.

 
1) Saber de onde eu surgi.
A princípio parace banal essa idéia, mas, vamos nos aprofundar. Eu preciso ter o conhecimento de onde eu vim, para saber quem sou e para onde eu vou.

Em nosso mundo, digo em nossa cultura, sem partir para religião e sim para idéias divergentes sobre o surgimento do homem na terra, temos duas idéias:

- O Evolucionismo,
- O Criacionismo.

Veja que não podemos continuar sem antes, como disse não envolvendo religião, saber no que acreditamos.

Isso é tão importante, pois temos uma regra que diz que somos o que acreditamos ser, portanto, se uma águia é criada junto com galinhas, ela acha que é uma galinha, vai agir como galinha, vai ciscar como galinha e nunca irá voar como uma águia.

Essa comparação da águia e da galinha é bem conhecida e por isso eu utilizei, mas, podemos pegar outros exemplos, dependendo em que eu acredito, veja:

EVOLUCIONISMO:
Se eu acreditar que o ser-humano veio do Evolucionismo, estarei acreditando em algo sem bases científicas, não posso criar uma experiência para comprovar essa "teoria", como também não posso através de métodos científicos criar uma experiência para comprovar a "teoria" do Criacionismo. Neste ponto as duas teorias empataram pois, necessitam de crença de cada um de nós sobre cada uma delas.

Se eu acreditar que vim de um processo evlolucionista, estarei que estou aqui por acaso, que tenho que fazer tudo o que puder enquanto estou vivo, pois, desaparecerei depois da morte. Tenho que fazer de tudo, independente de ser certo ou errado, para conseguir alcançar a "minha" felicidade.

Tenho também que ser o melhor para sobreviver e quando visitar o zoológico, tenho que passar pela jaula dos macacos para ver se algum evoluiu e se transformou em ser humano.

No meu trabalho, tenho que pensar sempre no individual e buscar sempre ser o melhor, mesmo que tenha que prejudicar os mais fracos para subir em minha carreira profissional.

Na minha família, tenho que preocupar apenas com o que quero sem me importar com o sentimento de meus queridos, pois, ter sentimentos é um sinal de fraqueza e não posso me dar ao luxo de pensar que sou fraco, temho que ser forte o tempo todo e mostrar isso para as outras pessoas.

Tenho que conseguir todo o dinheiro possível para me "garantir" em um momento de crise.

Um evolucionista, mesmo não tendo claro todos esses pontos exageradamente colocados acima, acabam de uma maneira ou de outra agindo dessa forma, com um grau maior ou menor de intensidade, pois, se eu sou fruto do acaso, tenho que aproveitar tudo e me aproveitar de todos, pois ao acaso voltarei.


CRIACIONISMO:
Não vou entrar em assuntos religiosos e teológicos, mas, tenho que dizer, que ao contrário que muitos pensam, ainda hoje 45% dos ciêntistas são criacionistas, 45 % são evolucionistas e 10% tentam acreditar em um pouco de cada uma das teorias.

Alguns dos ciêntistas mais brilhantes de nossa história eram criacionistas, como: Sir Isaac Newton, Einsten, Pascal, Galileu Galilei entre outros, dessa forma, podemos crer que o criacionismo não vai contra a ciência e sim explica a ciência.

Um criacionista crê que foi criado por Deus, a sua imagem e sua semelhança. Nesse ponto eu já poderia parar, pois, aqui determina a parte fundamental de nossa existência, por um lado alguns acreditam que vieram do nada e evoluiram, "batendo de frente" com a segunda lei da termodinâmica que diz que "tudo vai da ordem para desordem"

- Se eu acredito na ciência e a ciência ensina que tudo vai da ordem para desordem, como posso acreditar que da desordem de uma explosão o universo foi formado e seres incrivelmente diferentes entre si e complexos surgiram?

Mesmo que esses seres surgissem por acaso, como o planeta que vivemos surgiu com a quantidade certa de oxigênio (21%) e água, além de estar na distância certa do sol para que não esquentasse tanto nem esfriasse ao ponto de extinguir a vida?

Como disse, aqui é a base da divisão, pois em uma "teoria" diz que surgimos em um processo de milhões de anos e que não pode ser comprovado e além disso, qualquer parte de nosso corpo ou qualquer animal, vegetal ou mineral mostra a complexidade de surgirem do acaso ou de evoluirem, enquanto, a "teoria" do Criacionismo mostra um Deus criador, preparando tudo antes de criar o ser humano.

Eu preciso de muito mais força de vontade para ser um evolucionista do que para ser um criacionista.

Vamos avançar, se eu acredito que fui criado por Deus, então minha vida tem um propósito e Deus tem um plano eterno para mim, dessa forma, estarei vivendo não para competir e sim para ajudar outros a entregarem sua vida aos planos de Deus.

Terei convicção de que farei o meu melhor e Deus estará guiando a minha vida se eu assim permitir, dessa forma, posso expor meus sentimentos sem me preocupar e posso amar as pessoas e ajudá-las no que for possível para mim, agindo de maneira a beneficiar o grupo e não somente a mim mesmo.

Saberei que cada um é diferente do outro e que se alguém é mais fraco do que eu, posso ajudá-lo a se tornar forte, sem medo de ser derrotado por ele no futuro. Terei uma visão de ajuntamento e não de isolamento. Trabalharei melhor em grupo e honestamente, pois, acredito que Deus nos criou e criou também a moral, coisa que os evolucionistas não conseguem explicar.

Minha vida terá um propósito e não ficarei querendo conseguir tudo fazendo qualquer coisa para isso e sim estarei vivendo para ajudar aos outros. Apesar dos criacionistas serem criticados pelos evolucionistas, na maioria das vezes os evolucionistas contratam criacionistas para trabalharem em suas casas, pois sabem que a moral e a honestidade que possuem não tem preço.

Os criacionistas também são os maiores ganhadores do Prêmio Nobel da Paz, pois, dentro deles existem a vontade de ajudar os mais necessitados e não de destruir os mais fracos para sobreviver.

Terminamos aqui a questão sobre de onde você veio, poderíamos escrever muito mais, mas, sei que deu para compreender a necessidade de você em primeiro saber de onde veio e quais serão suas atitudes em relação a isso.


2) Procurar conhecer minhas potencialidades e meus "sinais de alerta".
Nesse tópico, os "sinais de alerta" são minhas deficiências ou defeitos, mas, como já somos naturalmente negativos, aprendi com o Grupo Apse que devemos colocar as palavras negativas de forma positiva, dessa forma minhas deficiências e defeitos se transformam em sinais de alerta.

Os sinais de alerta tem uma importância muito grande em nossa vida, através deles podemos crescer ou afundar. Vou dar alguns exemplos:

- Uma pessoa altamente comunicativa, pode se prejudicar com essa característica pessoal?
R: Sim. Mesmo sendo uma caracteristica muito procurada pelas empresas, a partir do momento que não é bem trabalhada (não está madura), pode prejudicar a pessoa, seus colegas de trabalho e até a empresa.

Veja o caso dos documentos que vazaram do governo dos Estados Unidos. Alguém de dentro acabou transmitindo esses documentos para uma ONG e está transmitiu para os meios de comunicação do mundo.

Pergunto:
- Quem foi essa pessoa?
R: Não descobriram ainda.

- Quem foi prejudicado?
R: Muitos países que tiveram seus nomes e idéias de alguns membros do governo americado expostos para todo o mundo.

- Quem foi o maior prejudicado?
R: O governo americano, por ter sido desmascarado em muitas idéiais a respeito dos países de quem é "parceiro".

- Aonde trabalha a pessoa responsável?
R: Em algum cargo elevado no gover americano e seu salário é pago pelo governo.

Um exemplo atual sobre prejudicar a empresa em que trabalha, o local de onde tira o ganha pão. No caso do governo, ele não entrará em falência, como poderia ter acontecido caso ocorresse em uma empresa privada, mas, terá muito trabalho para desfazer todas as idéias publicadas de seus parceiros comerciais.

Por isso entendemos que ser comunicativo é uma potencialidade desde que esteja madura ao ponto de não ser utilizada para a "fofoca".

Uma pessoa quanto mais comunicativa, mais, terá que dominar sua língua, esse processo é o sinal de alerta, é como você estar dirigindo e à sua frente o semáforo (sinal, sinaleiro, farol) mudar para o amarelo, o amarelo é o sinal de alerta que em pouco tempo mudará para o vermelho e dessa forma você terá que estar parado ou poderá causar um acidente se continuar andando.

Da mesma forma, tenho que ver até que ponto a minha língua (no caso das pessoas comunicativas) estará falando o que deve, tenho que saber da minha facilidade em falar tudo o que vem em minha mente e ao mesmo tempo tenho que "brecar" o que poderei falar e que causará um acidente.

Por isso eu preciso me Auto Conhecer, pois se eu sou naturalemente comunicativo, e não sei que sou, como poderei então saber que preciso me controlar no que irei falar. Como poderei me beneficiar dessa característica se não a conheço e não sei como utilizá-la a meu favor?

Fazendo uma auto analise, e vendo que essa é uma característica minha, poderei trabalhá-la para meu benefício e dos que estão ao meu redor, mesmo que seja ao deixar minha boca fechada.


3) Entendendo as diferenças de cada um.
A partir do momento que eu começo a conhecer minhas características pessoais (esse é o foco do trabalho do Grupo Apse através do PROAUTO) eu também começo a identificar as características nas pessoas ao meu redor e entendê-las e se possível ajudá-las em seu processo de crescimento.

É o que estou fazendo agora, conheci esse programa do Grupo Apse, estou transmitindo para você a fonte e ao mesmo tempo estou sintetizando um método e dicas para você se Auto Conhecer e crescer em sua vida pessoal, familiar, social e profissional.

Se eu sou uma pessoa comunicativa e trabalho com uma pessoa instropectiva, me conhecendo e conhecendo a pessoa ao meu lado, saberei que dificilmente poderei exigir que ela trabalhe da mesma maneira que eu.

Dica Apse:
Se sou uma pessoa comunicativa, sei que tenho facilidade em falar, meu sinal de alerta é falar mais do que o necessário e muitas vezes até mentir ou exagerar sobre um assunto. Não necessitarei de muito estudo sobre o assunto, pois, confio muito na minha habilidade natural de comunicação e não pensarei muito sobre isso também.

O meu colega de trabalho, por outro lado, é mais quieto e por causa disso não tem um valor menor do que o meu, apesar que eu faço muito mais marketing pessoal do que ele. Por ser instrospectivo por natureza, ele tem a facilidade de pensar mais e ser mais criativo do que eu, tem dificuldade para falar, mas quando tem que falar irá estudar muito mais o assunto e falar apenas o que tem certeza.

Pergunto:
- Quem é o melhor?
R: Difícil certo. A resposta é simples, ninguém é melhor e sim cada um tem suas diferenças e através do conhecimento delas, um poderá ajudar ao outro fazendo o que é natural e mais fácil, usando suas características naturais (potêncialidades).

A empresa que tem essas informações em mãos, tem como crescer muito sem precisar contratar e sim relocando cada pessoa para o melhor local e função dentro da empresa.

Esse assunto apesar de parecer simples, não é. Estou aqui citando apenas uma característica como exemplo, mas, você precisará buscar saber quais são suas características naturais e saber como utilizá-las de maneira madura, pois suas potencialidade são no mesmo grau seus sinais de alerta, ou seja, se você é comunicativo, essa característica quanto maior for poderá de ajudar a crescer ou se você não notar o sinal amarelo poderá de prejudicar, da mesma forma que uma pessoa introspectiva poderá crescer através dessa característica, utilizando para estudar e criar métodos mais criativos, como também, poderá ser prejudicada se não tomar o cuidade de sair de seu isolamento e falar o que esta fazendo para seus superiores, podendo até ser considerado uma pessoa sem comprometimento dentro da empresa.

Não tenho como explicar todas as características, mas, vou colocar algumas para você mesmo tentar identificar quais são as suas potencialidades e sinais de alerta:

- Comunicação, Instrospecção, Convencimento, Afetividade, Liderança, Motivação, Emoção, Razão, Ação e Reação, Acelaração, Tolerância, Sistematização, Centralização, etc...


4) Trabalhando em conjunto para o crescimento de todos.
Seguindo a linha de pensamento acima, podemos afirmar que a partir do momento em que eu me conheço e começo a trabalhar para conhecer as pessoas ao meu redor, poderei me desenvolver e ajudar os outros no seu desenvolvimento.

Vou sair da esfera da empresa, pois, esse trabalho pode ser realizado em todas as áreas da vida.

Se uma pessoa que possui a característica de ser fleumático (tranquilo naturalmente), gosta de andar dentro do limite permitido nas estradas e em um determindado momento uma pessoa mais sanguínea (impaciente) começa a buzinar atrás do carro dela na estrada, o que ela (pessoa fleumática) fará?

a) mesmo estando na velocidade correta, dou passagem para ela;
b) sabendo que estou na velocidade correta, coloco a mão para fora e mando passar por cima;
c) deixo passar e depois vou atrás buzinando e descontando o que ele fez comigo;
d) acelero mais e não deixo ela (pessoa) passar;
e) finjo que deixo passar, abrindo para a esquerda e depois começo a acelerar e a "xingar" a pessoa do outro carro;

A resposta certa para a característica pessoal acima é a alternativa (a), é claro que você pode ter respondido outra alternativa, isso mostra que provavelmente você seja diferente da pessoa analisada nessa questão.

O importante é ver que mesmo eu sendo diferente dela (pessoa acima) eu posso ter minha atitude igual a ela, desde que eu me conheça e saiba meus sinais de alerta.

Se eu sou uma pessoa sanguínea (oposto de uma fleumática) com certeza minha ação (sem maturidade) será uma das alternativa (c) ou (e). Note que eu posso agir com a alternativa (a) desde que eu saiba que agindo naturalmente e conforme a minha vontade natural poderei causar um acidente, mesmo porque, eu não sei o motivo que o motorista atrás de mim está com tanta pressa.

- Será que ele é um médico e precisa chegar rápido ao hospital?

- Será que ele está levando uma pessoa doente ou uma mulher grávida para o hospital?

- Será que ele está embriagado?

- Será que é um traficante altamente armado e fugindo da polícia?

Veja que a minha ação poderá causar uma reação indesejada através de uma atitude impensada ou feita através da emoção e despreparada.

Nossa sociedade não ensina as crianças a se auto conhecerem, muitas das vezes, valorizam uma característica visível de uma e desvalorizam outra criança por não a possuir .

Se cada um é diferente do outro, porque valorizamos uns e desvalorizamos outros. Vejam que um fleumático no trânsito pode ser desvalorizado pelo modo de dirigir, mas, ele é o que causará menos acidentes, então, quem é o melhor para dirigir?

Duble Robert Pattison
Em um filme, os artistas são valorizados por representarem ou por terem uma beleza conforme a mídia ensina, mas, eles sem o diretor não fariam o filme, o diretor sem os produtores não conseguiria realizar tudo no mesmo período, os produtores sem seus ajudantes ficariam sem capacidade de resolver todos os problemas, os atores sem os dubles poderiam morrer ou ficar paraplégicos nas cenas de ação e todos esses profissionais sem o roteiro do filme estariam desempregados. Então por quê apenas alguns são valorizados?


Essa é a nossa sociedade, quando eu descubro isso e o meu valor independente do que os outros acham, eu começo a realmente viver, entender e aceitar as pessoas ao meu redor e por consequência estarei atingindo o sucesso em todas as áreas.

Veja que eu não tirei a perseverança de cena e sim colocando ela em seu devido lugar, depois de se auto conhecer. Dessa forma, estarei utilizando a perseverança para me impulsionar para o meu aprendizado diário sobre as minhas características potencializadoras e meus sinais de alerta e também, para conhecer meus familiares, amigos, desconhecidos que vivem ao meu redor e colegas de trabalho.

Fazendo isso, você será uma pessoa com alto estima elevada, saberá seus limites e como agir, terá atitudes conservadoras (proteger a sua vida e dos que estão ao seu redor) e saberá aceitar e como agir com todos ao seu redor, através de um aprendizado diário e o resultado desse aprendizado colocado em prática através da perseverança.

Termino desejando muito sucesso para todos através do Auto Conhecimento.


---------------------------------------------------------

A matéria acima te ajudou e quer ajudar na manutenção deste blog.

Para informações sobre Palestras e Work Shops:

Outras Matérias Gratuítas da Consultoria On-line
Clique aqui

---------------------------------------------------------